Mestrado em Tecnologias Editoriais

A saída mais natural dos recém-formados em PE é o mercado de trabalho, mas muitos optam por permanecer nas carteiras por mais tempo e ingressar diretamente em um mestrado. No Brasil, não dispomos de muitas pós-graduações de currículo totalmente voltado para os estudos do livro e/ou mercado editorial. Aqui no Rio, temos alguns cursos de especialização, como o de Publishing Management, da FGV (precisava mesmo desse nome em inglês pomposo?) e o A Produção do Livro: do autor ao leitor, da PUC-Rio.

Em Portugal, o Instituto Politécnico de Tomar (na cidade de mesmo nome, localizada a 143km de Lisboa), recentemente abriu vagas para o mestrado em Tecnologias Editoriais. O curso tem entre seus objetivos, “fornecer os conhecimentos e promover o trabalho prático necessários às áreas multidisciplinares da edição, fornecendo ao aluno capacidades para integrar o mercado de trabalho na área das edições”. Os interessados podem entrar em contato com o Gabinete de Relações Internacionais do Instituto para maiores informações sobre como ingressar no curso sendo um aluno estrangeiro.

4 Respostas

  1. O pesadelo de qualquer formando deve ser fazer uma pós recheada de focaults, deleuzes, barberos. Tudo isto em um pão com gergelim.

  2. Bom, a Vânia faz o da Puc, e a Lilian o da FGV. Elas poderiam escrever suas “impressões”…rs

  3. O curso da FGV não é de especialização, pois tem carga horária total de 200h. Para ser de pós-graduação lato sensu deveria ser de no mínimo 360h.

  4. Não existe curso de Pós Graduação em Produção Editorial em São Paulo??

Deixe um comentário