Para inglês ver e comprar

Faz tempo que o Grupo Abril procura um comprador para as editoras Ática e Scipione. Até agora nada definitivo, mas ao que parece os Civita estão flertando com a inglesa Pearson Education, maior grupo editorial do mundo, e com o Grupo Positivo, cujos investimentos no setor editorial deixam claros os objetivos da empresa.

Não sabemos ao certo qual será a estratégia da Abril, mas me parece improvável que abram mão da bolada das vendas governamentais de livros didáticos.

É claro que muita coisa mudou depois que foi instituído o Guia do Programa Nacional do Livro Didático em 1996. No ano seguinte, Ática e Scipione acumulavam US$242 milhões de faturamento, de longe o maior do país. De lá para cá a qualidade dos livros começou a pesar e muito no bolso das editoras, sobretudo, daquelas que se acomodaram com a garantia das compras governamentais. Só para se ter uma idéia, dos 466 livros avaliados em 1997 apenas 63 foram recomendados e 42 recomendados com ressalva. E a Ática tem sua parcela de culpa nesses resultados.

A queda das vendas das editoras do Grupo Abril abriu espaço para editoras como a Moderna aumentar sua participação. Crescimento esse intensificado depois de sua compra pelos espanhóis do Grupo Santillana em 2001.

A briga é de cachorro grande. De um lado do ringue os donos da Pearson que respondem pela Longman, Penguin Readers, Prentice Hall, Addison Wesley, e pelas publicações Financial Times e The Economist; no outro córner, de calção verde-amarelo, a Editora Positivo que luta para ganhar espaço no mercado de didáticos com uma ajudinha do BNDES de R$ 15 milhões para o PNLD do ano passado.

Aguardamos ansiosos pelo final dessa história. A única certeza é que se confirmada a transação, o mercado editorial irá ganhar um player de peso para incomodar quem estiver acomodado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: