“Trailer de livro”

O investimento em marketing das editoras deve atingir cerca de R$ 15 milhões no País neste ano, montante 15 superior ao desembolsado no ano passado. A verba para o lançamento de títulos, também 15 superior a do ano passado, deve alcançar R$ 300 milhões, o que inclui gastos com direitos autorais, diagramação, impressão e distribuição, entre outros custos. Existem três mil editoras no Brasil, das quais 500 são ativas, ou seja, responsáveis pelo lançamento de mais de três livros por ano. Esses dados fazem parte de um levantamento realizado pela Retoque Comunicação, agência que promove o site LivroClip, a partir do cruzamento de informações de diferentes fontes do mercado editorial. Além de mostrar um setor em expansão, o levantamento sinaliza um despertar das editoras para o papel do marketing no desenvolvimento dos negócios. O investimento em estratégias de comunicação por parte das editoras ainda é baixo. Mas é importante observar a disposição do mercado de ampliar a verba de marketing. Diante de um cenário de maior concorrência, ganham espaço novas formas de divulgação, como a internet e o chamado “trailer de livro”.
Gazeta Mercantil – 06/08/2008

Exemplo de “trailer de livro” da Record

O que vocês acham?

Anúncios

3 Respostas

  1. Vivendo e aprendendo. Muito bom saber que o mercado está crescendo tanto assim, não só porque isso representa empregos para quem está se qualificando na área, mas porque significa que alguém está lendo (ou assim espero). Achei genial o lance do trailer do livro. Pesquisei um pouco e encontrei várias editoras daqui e de fora com vídeos bem legais. Aproveito para sugerir uma coisa. Já que estamos utilizando o Blogger (do Google) pensei que seria uma boa aproveitar as outras ferramentas que ele dispõe para integrar no blog. Ex.: um conta no Picasa onde qualquer um pode postar fotos de feiras de livros, da Flip… Uma conta (não a personalizada que custa 50 mil) do YouTube para postarmos no futuro nossos próprios vídeos, bate-papos… Que vocês acham? Muita viagem?

  2. Thiago, viagem? Não mesmo! Quero mais é incluir as fotos da FLIP no Picasa e, quem sabe, ver as que foram tiradas por alguém na Bienal. Qualquer ferramenta que facilite e incremente a troca de informações é bem-vinda!

  3. Fico imaginando se dará bons resultados esta campanha da Record, de qualquer forma satisfeito com a aposta. De cara já é mais atraente que a maioria das propagandas dos cadernos literários/culturais dos jornais cariocas.

    Pena que livros sobre bichinhos já estão presentes demais, por assim dizer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: