Emanuel Araújo como sempre, essencial como nunca

Passados mais de 20 anos da primeira edição de A Construção do Livro: Princípios da Técnica de Editoração, ainda vigorava a afirmação de Antonio Houaiss sobre este livro: “obra de consulta e referência indispensável em tudo quanto se refira aos temas do livro”. Ainda que a segunda parte da obra tivesse sido ultrapassada devido à modernização do processo de produção, não havia editor ou estudante que não recorresse ao Emanuel Araújo (cujo nome acabou se estendendo à obra) para as dúvidas referentes à preparação de livros.

Grande, no entanto, era a dificuldade de encontrar A construção do Livro à venda. Já não era mais impresso e os que tinham um exemplar não queriam dele se desfazer. Freqüentes eram as reclamações entre os estudantes devido ao pouco caso com que um livro tão importante era tratado pelos que detinham o direito de publicação. As esperenças e expectativas pareciam não ter data anterior a 2070 (quando as obras de Emanuel Araújo cairão em domínio público). Começavam as discussões sobre a reforma ortográfica e parecia que mais uma parte de tão importante obra ficaria desatualizada. Felizmente as aparências enganam.

Profundo conhecedor da àrea, Emanuel Araújo traçou um histórico da produção dos livros e detalhou as técnicas de sua época. Ultrapassados, tais procedimentos contribuem para o panorama histórico traçado em A Construção do Livro, que foi revisto e atualizado por Briquet de Lemos — editor, professor de biblioteconomia e colega de Emanuel Araújo — e lançado em nova edição pela Lexikon Obras de Referência e pela Editora da UNESP, com apoio da Fundação Biblioteca Nacional.

A segunda edição de A Construção do Livro: Princípios da Técnica de Editoração (R$97, Lexikon/Editora UNESP), mantém a divisão original em duas partes: a primeira tratando da preparação de originais e normatização (já inclusas as regras da reforma ortográfica); a segunda, dos processos industriais da produção do livro.

Tratando-se da Bíblia da Produção Editorial, resta apenas dizer: Aleluia! Amém!

(E que sejam ouvidas as preces por um preço mais acessível!)

15 Respostas

  1. Renato, muito legal seu post.
    É uma informação muito útil para todos que estudam ou se interessam pela produção de livros. Para mim, por exemplo, que estou começando na carreira será uma excelente oportunidade de aprender mais sobre o tema com a versão atualizada. Também achei interessante pq outro dia vc comentava algo sobre a atualização dele… vc já sabia que iria ser lançado ou estava sintonizado com os editores?

  2. Thiago,

    no meu trabalho final de Editoração eu fiz uma proposta da atualização deste livro, incluindo os avanços tecnológicos na segunda parte e o acordo ortográfico na primeira. Qual não foi a minha surpresa ao ver este livro?!

  3. Pessoal, muito bom o blog de vocês! Superinformativo e interessante.
    Espero que mantenham o fôlego.

  4. Renato, que bacana vc encontrar essa preciosidade! Mas acho que, com a sua colaboração, Manuel Araújo ficaria muito melhor. Hoje vi um sebo por aqui e só não fiz comprinhas pq fica pesado pra carregar, mas tb dá pra postar pelo correio. Vou pensar sobre isso mais pra diante, caso faça algum achado. Bjs

  5. super boa nova essa. no meu quarto período (2007/1) o pessoal q estagiava na nova fronteira tentou descobrir mais informações, mas ng soube (ou quis) dizer se o livro iria algum dia ser reeditado, ou se os direitos tinham sido vendidos para outra editora, que é o que de fato aconteceu.
    agora fiquei curiosa tb! como vc ficou sabendo?

  6. Oi Vivian
    mercado do disse-me-disse:
    Meus amigos da Nova Fronteira disseram-me, na época, que a editora não podia continuar editando pq estava desatualizado e ao mesmo tempo nao tinham estofo para me mexer na o obra do emanuel…
    ainda bem que houve quem se aventurasse.
    tô louco para ver o resultado. Alguem já tem um exemplar recém saido do forno?

  7. Eu comprei um, mas infelizmente não o li ainda. Inclusive, tenho um projeto de lê-lo todo. Caso alguém queira me acompanhar nessa jornada, o convite está lançado. É claro que o convite é para as férias, quando acabarem os trabalhos do período. Que tal um grupo de estudos só sobre Emanuel Araújo? Aí tb já é demais, né? Mas se alguém topar, tô dentro.

  8. Eu tenho um exemplar!! A capa é linda! Mas ainda acho estranho topar com uma “ideia” e “frequência” ao longo do livro…. Fora isso, é mesmo um ótimo livro, “tudo que você sempre quis saber sobre a produção de livros” !!! Aliás, esta editora, a Lexikon, pelo seu catálogo, parece ser ótima.

    Só que ainda acho que valia uma capa dura…

  9. Se formos pensar que gastamos 60 horas em cada uma das redações técnicas, totalizando 180 horas sem sequer aprender a usar os símbolos de revisão, seria melhor substituir estas aulas pela leitura do Emanuel Araújo. O governo até poderia substituir o salário por exemplares do livro para os alunos e para as bibliotecas.

  10. (rs) Com certeza!

  11. Muito boa a indicação. Tenho a primeira edição e foi ótimo saber da atualização. É como diz required: o livro deveria ser obrigatório na disciplina Redação Técnica (que aliás, de técnica tem pouco, visto que o mais importante é ser informado, conhecer bem o português, saber como se faz um livro e como se trabalha nas mídias de hoje, e saber usar as normas gráficas – o resto, cada mídia tem as suas regras…)

  12. Boa notícia a nova edição deste livro..
    A má é que não consigo encontrá-la…
    Alguém sabe algum o lugar no Rio de Janeiro onde eu possa comprá-la?

    Um abraço.

  13. No Submarino tem.

  14. R$96,00!!!

  15. Eu quero comprar uma escultura de emanuel araujo…alguem sabe onde posso encontrar???

Deixe um comentário

