Livros e links – Estante Virtual

A notícia de que a “bíblia” da Produção Editorial foi reeditada me trouxe lembranças do meu primeiro período na Produção Editorial e da verdadeira odisséia que foi encontrar este livro ainda na sua edição antiga. Esgotado em todas as livrarias, a solução foi procurá-lo em sebos. Mas em qual sebo ir? Só o Rio de Janeiro possui dezenas deles. Foi então que alguém indicou a Estante Virtual, que garantiu que pelo menos metade do meu período conseguisse adquiri-lo a tempo da prova de Editoração.

O site reúne o acervo de 1.104 sebos de todo o país. Estão todos lá: clássicos, didáticos, best-sellers, obras de referência; novos, semi-novos e usados. Se você localizar o livro num sebo do Rio de Janeiro, é só anotar o endereço e ir até lá (mas é sempre bom ligar antes para não ter nenhuma surpresa). Se o sebo for em outro estado, você pode efetuar o pagamento com cartão de crédito e o livro chega na sua casa pelo correio. (Vale lembrar que a mediação de compra e postagem é feita diretamente com os sebos, ficando o site responsável apenas pela busca.) O site também oferece a oportunidade de pessoas físicas disponibilizarem seus livros para venda.

Fiz compras pela Estante algumas vezes, indo pessoalmente ao sebo indicado ou pagando via internet, e não tive maiores problemas, além de ter economizado muitos dinheiros. Exemplo? O livro Ser Feliz, que custa 57 reais nas mega stores da vida (até hoje eu não entendo pq ele custa tão caro, sendo um mero livro de literatura estrangeira), estava disponível na Estante, praticamente novo, por apenas 15 reais. Agora, cada vez que eu penso em comprar algum livro, dou uma checada lá. Eu gosto de cheiro de livro novo, mas gosto muito mais de gastar pouco.

PS: Fica a contradição: nós, futuros produtores editoriais, que bem ou mal lucramos com a venda de novos livros, incentivando a compra de livros usados, que não trazem o leitinho das crianças para nós. Mas aí a gente entra na discussão de apoiar o acesso indiscrimidado a leitura, e… bem, deixa a discussão para outro post ou para os comentários ;P

Link: Estante Virtual

Anúncios

2 Respostas

  1. Oi, Vivian. Acho super válida a dica da compra em sebos, inclusive os virtuais, que são mais práticos pra quem não tem muito tempo de fuçar. Até porque a dificuldade não tá só em encontrar livros antigos, mas em comprar a preços legais tb. Ler livros é sempre bom e independe de ser novo ou velho. O hábito da leitura é que nos leva a estar sempre buscando e comprando, novos e velhos.

  2. Nossa, esse site da Estante Virtual é maravilhoso!Vou lá sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: