Monografias defendidas em 2008

Eis algumas das monografias apresentadas pelos alunos de Produção Editorial da ECO/UFRJ em dezembro deste ano. Parabéns aos formandos!

MARTINS, Leonardo Ferreira. “O livro de bolso: análise de sua produção e do fenômeno recente no Brasil.” Orientador: Mario Feijó Borges Monteiro. Rio de Janeiro, 2008. Monografia (Graduação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2008.

RESUMO
Este trabalho tem como tema o livro de bolso e procura analisar as particularidades de sua produção, levando em conta as características editoriais, gráficas, comerciais e de distribuição deste tipo de impresso. A marca do livro de bolso é se caracterizar pela acessibilidade, que se traduz nesses elementos supracitados, tornando-o um caso especial de livro. Mais que rotulá-lo apenas segundo seu formato, deve-se compreender todas as outras variáveis que incidem sobre sua produção, desde a escolha do original até a venda, para que se chegue a uma idéia mais esclarecedora e completa acerca do fenômeno. Sucesso nos Estados Unidos e na Europa – na França, por exemplo, sua participação no mercado editorial chega a cerca de 60% do total –, o “pocket book” vem ganhando espaço no Brasil também. Por isso, faz-se um estudo das experiências de grandes editoras no mercado do livro de bolso no Brasil, com ênfase no período iniciado pela coleção L&PM até os dias atuais, com a chegada da BestBolso, tentando comparar as práticas que se desenvolveram ao longo da história do livro, e que vieram a desembocar no livro de bolso (ou livro acessível), com as estratégias empregadas por essas editoras.


PEREIRA, Juliana Werneck de Figueiredo.
“A importância do manual de preparação de originais para autores: ganhos e perdas para o processo de produção de livros.” Orientador: Paulo Cesar Castro. Rio de Janeiro: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

RESUMO
Apesar da preocupação por parte das editoras em enviar aos seus autores um roteiro para preparação de originais, a maioria deles não segue essas orientações, entregando um original muito aquém do esperado. O processo de preparação de originais na editora então se torna mais demorado, o que demanda mais custos à editora e encarece o produto final, o livro. A justificativa recorrente dos autores por não seguir as orientações recebidas é a “falta de tempo para ler o roteiro”, bastante superficial. Este trabalho objetiva, através de análise crítica do roteiro de preparação de originais das editoras Atheneu, Guanabara Koogan e Rubio, identificar os prováveis empecilhos que justifiquem a dificuldade de os autores seguirem tal roteiro. Desconhecimento total ou parcial dos processos editoriais e do vocabulário específico da área editorial, além de falta de coerência entre as instruções e os exemplos dados pela própria editora em seu roteiro, falta de revisão do texto enviado aos autores etc., se apresentam como justificativas mais fundadas. Além dessa análise, propõe-se um modelo de roteiro de preparação de originais mais simples e objetivo, garantindo maior adesão por parte dos autores em seguir tais recomendações, agilizando e facilitando o processo editorial como um todo.

Anúncios

2 Respostas

  1. Muito interessante, professor Paulo, a divulgação das monografas de final de curso. Sugiro, inclusive , a criação de uma seção só para esses trabalhos, que tal?

  2. Prof,
    tentei entrar em contato com o sr através do portal da ECO, mas recebi um email informando que o servidor está com problemas, e sugerindo que tentasse entrar em contato com o sr aqui pelo blog.
    Gostaria de saber qual o seu email para contato.
    (O que está com problemas é o paulocastro@ufrj.br)

    ATT

    Ingrid Bico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: