The Grid System

Diz-se que regras foram feitas para serem quebradas. Mas, para tanto, é preciso conhecê-las bem; e, em se tratando de design editorial, o grid é a regra mais elementar, e, portanto, discutida, dentre os princípios tipográficos que regem a organização visual de informações.

Condenado por uns, louvado por outros, o grid tipográfico é um dos princípios organizadores do design gráfico, sendo considerado por muitos o principal alicerce de um sólido projeto editorial. Adotando noções de hamornia e equilíbrio, o grid faz parte de nosso dia-a-dia; basta olhar para a disposição geométrica dos boxes nesse blog para se compreender sua abrangência e sistematização.

Sua construção é uma arte, e sua desconstrução, quando bem pensada, também o é, não sendo possível considerar um projeto mais ou menos ousado como uma peça de design superior à outra, mais tradicional. Entender seu funcionamento é dedicar um olhar mais cuidadoso à história da tipografia ocidental, e, porque não, a própria história da arte em si.

Tendo em mente a importância histórica e prática desse princípio organizador, o site  The Grid System é uma das bases da dados mais completas sobre a estruturação do grid e suas aplicações.

Rigidamente dividido em seções contendo artigos, ferramentas, e textos teóricos, em The Grid System pode-se encontrar informações confiáveis sobre grids “famosos”, como a proporção áurea, até arquivos abertos em indesign com templates de grids, ferramenta bastante útil para quem não gosta de tomar seu tempo com cálculos.

Entender que o bom uso do grid provém de uma escolha projetual, e não consensual, faz de The Grid System um dos mais interessantes sites sobre o tema. É uma boa dica  para quem conhece o livro do Timothy Samara e quer ir um pouco mais além. Recomendo! 😉

Anúncios

3 Respostas

  1. Dica:
    Grid Systems in Graphic Design, de Josef Muller-Brockman:
    http://imagem-papel-e-furia.com.br/?p=1177

  2. Parabéns pelo blog (não conhecia e gostei bastante). Aproveito a nota sobre o Timothy Samara para avisar que o livro dele Grid: construção e desconstrução, publicado pela Cosac Naify (onde eu trabalho), acaba de ser reimpresso e estará disponível em breve. A editora também lançou no final do ano passado outro livro importante na área, o Novos fundamentos do design, de Ellen Lupton e Jennifer Cole Phillips. Saludos, Cassiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: