Quem já viu um vendedor porta a porta?

Confesso que ouvi um tanto descrente em uma das aulas de PE que a venda porta a porta era o terceiro maior canal de vendas de livros no país. É que nunca vi um desses vendedores, e olha que eu moro numa casa de beira de rua, num bairro da zona norte do Rio, ou seja: segundo as estatísticas, eu seria um alvo potencial desse tipo de comércio. Mas nunca ninguém bateu na porta da minha casa me oferecendo nenhuma enciclopédia ou coleção de livrinhos infantis. Porém esta matéria da TV Cultura mostra que eles existem sim, e são fundamentais para a difusão da leitura em locais que não possuem livrarias próximas.

(Fonte: ABDL)

17 Respostas

  1. Eu também não acreditava que eles pudessem realmente existir. Nunca vieram na minha casa!

  2. Eu mesma nunca vi um, mas quando trabalhei em editora didática e de obras de referência sempre ouvi falar deles. Acho que no Sudeste só podem ser vistos bem mais no interior. Ou serão eles saci-pererês??? 🙂

  3. em Angra isso rola demais. Lá em casa sempre bate alguém vendendo dicionários, enciclopédias, livros bíblicos e a própria Biblia.
    de praxe, se interessar, receba o vendendor com cafézinho e não o deixe falar muito, os caras são bons!

    Obs.: em Angra não existe livraria.

  4. Eles costumam vender também em empresas, para os funcionários que não têm tempo de sair pra comprar, como acontece com venderores de outros tipos de mercadorias. Quando eu era criança (isso já tem tempo rsrrsrs), eu lembro de ter visto muitos, porque era uma prática comum.

  5. meus pais compraram a barsa assim, eu juro.

  6. Uma colega minha foi representante de vendas de porta em porta, aqui na Paraíba. Por isto,acredito =)

    Mas nunca a vi em ação,então…

  7. Moro em Joinville S. C. aqui é comum encontrar mutos vendedores de porta na venda de livros.
    Sou uma consumidora de livros e adoro ler.
    Abraços.

  8. Prezados Amigos:

    A venda de livros porta a porta é uma arte, assim como tocar violão, viajar gera despesas: hotéis, transportes, alimentação,etc. Nem todo mundo tem coragem de encarar esse trabalho, eis o motivo de alguns de voçês não terem recebido visitas desses artistas, principalmente em uma cidade como o Rio de Janeiro, onde a violência é grande.
    Na região nordeste atua vários vendedores de livros e eu sou um deles. Atuo mais nas cidades do interior e por incrível que pareça nunca me topei com um, tomara que seja que nem disse o amigo SACIS PERERÊS, só assim não terei concorrentes, os caras realmente são bons de conversas e precisam ser mesmos, poís o brasileiro segundo pesquisa colocou a leitura em 5ºlugar, eis o motivo de termos de conversar bem e quanto a servir um cafezinho nada mal as vezes aparece um suco com bolo também. Um Abraços a todos.

  9. Sensacional Moreira, poderia nos enviar algumas histórias dessas vendas…

  10. eu tambem fui vendedor de livros porta a porta!,durante 12 anos,realmente e dificil de encontrar vendedores hoje !devido ,a violencia em todo pais,inclusive e uma atividade gratificante, quando conhecemos pessoas que valorizan a leitura,e aprendemos muito com elas.realmente eles preferem viajar para o interior devido a receptividade das pessoa,inclusive tenho uma historia para contar,ai vai :quando comecei a uns 23 anos atras,era comum viajarmos para o interior,fomos em equipe para Santa terezina de goias, terra de garimpeiros,na minha primeira visita bati palmas em uma casa que tinha um homem enfachado na barriga,ele prontamente me perguntou?voce e do bau da felicidade?prontamente respondi:nao! ah bom!,porque se fosse eu iria te amarrar nesta cadeira e so ia te soltar quando o silvio Santos viesse entregar o meu carro zerokm pessoalmente…perguntei porque?ele me disse que a 2 meses atras um vendedor do bau lhe prometeu um carro zero , se ele comprasse trinta carnes, ganharia o tal carro,continuei o assunto lhe dizendo,que trabalhava na casa do estudante do brasil,ele me comprou tudo !dicionario,livro de culinaria a biblia sagrada e outros .eu trabalhava com um sistema infalivel de pacote familia que abrangia toda a familia,curioso perguntei porque ele estava enfachado na barriga,ele me disse que foi uma briga de territorio comum entre garimpeiros,confesso que fiquei com medo inclusive eu so tinha 17 anos,fui um grande aprendizado para mim,depois desses 12 anos fui trabalhar na editora record fiquei por la uns 11 anos e hoje trabalho nas livrariaa curitiba,com vendas e licitaçoes para governo um trabalho mais seguro ja que esses 12 anos nao contribui para a previdencia,e isso essa e minha historia,um forte abraço a todos!

  11. Eu trabalho vendendo livros,não acho tão ruim assim,acredito que seja pq gosto do trabalho.
    quem sabe um dia eu possa estar numa sala com ar refrigerado???mas para isso vou ter que ralar muito.
    vcs podem me ajudar,comprem meus livros SINAIS DE PERIGO NO CASAMENTO (livro terapeuta pra casais. DIMAS O BOM LADRÃO -interessantíssimo (livro romantico premiado no concursso de letras brasileira de 2007). A MARAVILHOSSA VIAGEM ( auto ajuda ) todos esses livros são do autor NATANIEL SABINO ( pisicólogo,terapeuta e palestrante. um abço para todos.

  12. Sou uma vendedora de livros porta porta,realmente e dificil e as vezes cansativo porem e preciso ser persseverante pois encontramos pela frente varias dificuldades, tais como muito sol ou muita chuva , muito calor ou muito frio, pessoas que nos recebem e que nao nos recebem em suas casas sem ao menos saber a importancia da minha visita, sem contar o desgaste fisico.Isso tudo mexe com a estrutura psicologica do vendedor que precisa estar bem para negociar. Por isso uma pessoa nos receber com cafezinho nao é nada mal . Talvez isso explique o fato da Camila e da Vivian nunca terem visto um de nos,pois a permanencia nesse ramo é meio flutuante, depende de muita coragem muito trabalho e dedicaçao e é exatamente o que faço há 04 anos.

  13. Sou autor de um livro infantil e infanto juvenil, gostaria de contratar os serviços de vendedores de porta em porta, a resenha, capa do livro e meus contatos estão no meu blog, opassaroealua.blogspot.com.
    Custos de envio por minha conta.

  14. Sou de uma editora sediada em SP e estou a procura de vendedores de livros porta a porta.

  15. Sou escritor e palestrante no seguimento de Motivação pessoal e Técnicas de vendas.

    Se você for ótimo vendedor e desjar ser nosso parceiro, distribuindo os meus Livros, DVDs e CDs em sua região, terei menso prazer em te apresentar um excelente plano de negócios altamente lucrativo.
    Meu site: http://www.joerk.com.br – E-mail:contato@joaovidal.com.br.

    Desejo muito sucesso á todos.

  16. SOU DE UMA EDITORA DE SÃO PAULO A PROCURA DE VENDEDORES DE LIVROS PORTA A PORTA, NA REGIÃO DE CURITIBA.
    CONTATO ATRAVÉ EMAIL edmilson@grupocultural.com

  17. Vender é uma arte, e por sinal muito lucrativo. Se você for vendedor de livros e quiser fazer parte da nossa equipe Guerreiros da Rua, estaremos na espera. Somos de uma Empresa em expansão em São Paulo.

Deixe um comentário

