Do VOLP ao infinito

index_linkmenu_07_patrocinador_1999_21

Cícero Sandroni, presidente da Academia Brasileira de Letras, lançou a quinta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que incorpora as modificações do Acordo Ortográfico de 1990, sancionado em 2008 pelo presidente Lula. Em vigor desde 1º de janeiro de 2009, a publicação vem para pôr os pingos nos is, e abolir os pingos nos us.

Segundo fala do próprio Sandroni, “a Língua Portuguesa deixa para trás a condição de ser idioma cujo peso cultural e político ainda  encontrava, na vigência de dois sistemas ortográficos oficiais,  um entrave ao seu prestígio e difusão internacional”. O português é  a língua oficial para 215 milhões de pessoas, se pensar que 190 milhões delas são brasileiras, percebemos que o alcance dessa língua não é exatamente global, como defende o próprio colegiado da ABL sobre apresentar falas portuguesas em quase todos os continentes.

Expandida através das navegações marítimas do século XV, e institucionalizada através de um sistema colonial escravocrata, nesse espectro mágico de sofrimento e sangue a língua portuguesa fundiu-se em culturas multiétinicas como a nossa, do Brasil.

No século XXI temos a unificação da língua, a maneira européia de escrever substantivos indígenas e africanos, e mais recentemente, os ingleses, agora tem a ajuda oficial do k, w e y. É instituicional e no Brasil o Novo Vocabulário vai pegando aos poucos, com a publicação do VOLP a língua portuguesa ganha uma Constituição, a última flor do Lácio é para sempre. Principalmente se depender de nós, filhos de Camões.

Anúncios

2 Respostas

  1. Finalmente. Para tirar todas as dúvidas remanescentes do novo acordo…

  2. Eu já garanti o meu… em suaves prestações 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: