Um prêmio dedicado aos profissionais do livro

Imaginem se um dia, você subisse ao palco para receber um prêmio pela execução de um filme daquela revisão que te privou de horas de sono e garantiu muitas dores nas costas, mas que no final te deu o maior orgulho. Oscar de Produção Editorial? Exatamente.

Em Portugal, Os Prêmios Edição LER | Booktailors premiam os melhores profissionais da área da edição de livros. Os prêmios principais (e que contam com os votos do público, além de um júri especialista) são dedicados aos criadores de: Melhor capa de Literatura, Não-ficção, Infanto-juvenil,  Arte,  Gastronomia; Melhor Projeto Gráfico (nas mesmas subdivisões); melhor fotografia original; melhor ilustração original; e (saindo um pouco do campo da edição) Melhor livraria independente, entre outros. Ainda existem os Prêmios Especiais do Júri que galardeam os profissionais de Edição, Revisão, Tradução, Livreiro e blogosfera de edição, entre outras categorias.

Os vencedores da edição de 2009 foram anunciados em maio, e podem ser conferidos aqui. Vejam as capas, e digam se pensam como eu, que acho sorte deles que não é permitido a candidatura de capistas brasileiros ao prêmio.

Curiosidade: se essa premiação ocorresse aqui no Rio, alguém consegue imaginar candidatos aos prêmios de “Melhor livraria independente” e “Melhor Livreiro”?

(Juro que tentarei não falar de Portugal no próximo post. =P)

Anúncios

3 Respostas

  1. Noite de gala para os profissionais da edição! Os portugueses são chiques!

    Acho que teríamos mais contemplados para o “Prêmio dos Piores”… Quem leva o pior atendimento nas livrarias? Não é preciso pensar muito…
    A pior capa? A pior tradução? O pior trabalho de marketing de livros? No Brasil isso é um prato cheio!

  2. melhor livreiro é o sebo-banca de jornal do tiozinho na rua da carioca. o resto dá tudo pra travessa

  3. Nossa, gostei muito da criatividade e do reconhecimento. Vou disseminar essa ideia por aqui. Afinal, temos excelentes revisores, editores, capistas, e tantos outros profissionais do livro, no Brasil. Isso é louvável. Obrigada pela notícia, Vivian.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: