Estrutura metodológica e curricular

No final do Ciclo Básico, depois de três semestres, o aluno de Produção Editorial passa a cumprir, durante mais cinco semestres, um conjunto de 14 disciplinas obrigatórias voltadas para sua formação profissionalizante, totalizando 810 horas/aula. Através delas os alunos têm contato com os temas diretamente relacionados à prática específica do produtor editorial, tanto na área de mídia impressa quanto na de mídia digital. Nesta lista estão incluídas também as disciplinas que capacitam o aluno a atuar nos campos da divulgação e comercialização dos produtos editoriais, bem como a entender os aspectos relacionados ao direito autoral e à legislação e ética em comunicação.

A formação profissionalizante do aluno torna-se ainda mais ampla com a oferta de mais 13 disciplinas complementares de habilitação, das quais ele terá que cursar no mínimo três, totalizando 120 horas/aula. Assim, ao graduando fica garantida a possibilidade de aprofundar-se em uma área da Produção Editorial com a qual mais se identificou. Além das obrigatórias, o discente tem ainda que cumprir 240 horas/aula de disciplinas complementares de teoria, levando-o a não se distanciar, mesmo durante a etapa de sua formação específica, dos conteúdos teóricos, analíticos e ético-políticos. Por fim, o aluno deverá cursar mais 210 horas/aula distribuídas em, no mínimo, três disciplinas complementares de livre escolha. Tanto as complementares de teoria quanto as complementares de livre escolha podem ser cursadas em outras unidades da UFRJ, ficando o aluno responsável também pela sua formação.

Acrescente-se ainda à formação do graduando as disciplinas Projeto Experimental I, com 60 h/a, e Projeto Experimental em PE, com 180 h/a, que são responsáveis pela monografia ou produto de comunicação necessários para a conclusão do curso.

Grade Horária

Uma resposta

  1. Gostaria de saber se há pré-requisito para cursar essa especialização, pois observo que há muitas disciplinas em que se faz necessário um conhecimento grande em habilidades digitais??????

Deixe um comentário