O curso

O curso de Produção Editorial forma profissionais atuantes na produção, processamento e divulgação da informação publicada em qualquer meio, especialmente nos sistemas industriais de comunicação de massa, capazes de coordenar aspectos conteudísticos, formais e mercadológicos do trânsito dos produtos editoriais. Esses profissionais devem ser capazes de:

  • fazer uso correto do idioma nacional e das estruturas de linguagem adequadas aos veículos em que atuar;
  • dominar os processos de edição de texto, áudio e imagem (estática e em movimento), em todos os meios, organizando-os no sentido de conferir clareza e eficiência aos produtos de comunicação;
  • exercer a crítica de produtos culturais, baseando-se em sólido conhecimento da história das manifestações estéticas e dos meios de comunicação;
  • planejar e executar, em seus aspectos criativos, técnicos e mercadológicos, ações de desenvolvimento editorial e de produção de bens de informação.

História e origem do curso de Produção Editorial/UFRJ

Objetivos

Estrutura metodológica e curricular

Grade Horária

Ementas das disciplinas

Fluxograma do curso

Anúncios

15 Respostas

  1. Gostaria de saber sobre a palestra com Gabriel Chalita. Como faço para efetuar a inscrição?
    Desde já agradeço.

    Lorimar

  2. Adorei o Blog….eu estou concorrendo a uma vaga no curso, sou formado em Belas Artes e estou com isenção de vestibular…

    Espero em breve participar desse mundo maravilhoso que é a produção editorial.

    Abraços

  3. OLÁ ESTOU PENSANDO EM CONCORRER A UMA VAGA NO CURSO PELO PROCESSO DE REINGRESSO…
    E GOSTARIA DE SABER QUAL O PERFIL DO PROFISSIONAL DE PROD. DE EDITORIAL…O QUE É NECESSARIO ALÉM DA CRIATIVIDADE E DO TALENTO?
    POR FAVOR PRECISO MTO SABER ATE A INSCRIÇÃO EM 11 DE JANEIRO DE 2010.
    DESDE JÁ , OBRIGADA.

  4. Fabiana,

    são tantas as áreas nas quais um editor pode atuar e muitos são os perfis para cada uma destas. De maneira geral, na minha opinião, o editor deve ser um profissional multifacetado com interesse em toda a área da produção: do contato com o autor até a chegada ao consumidor/leitor, passando pela arte e pela distribuição.

    No caso de trabalhar com editoras, é fundamental ter alguma afinidade com o tipo de livro que se pretenda trabalhar. Ser um bom leitor é essencial.

    Acredito também que é preciso ser um bom coordenador, ter uma visão ampla de todo o trabalho e não ter medo de tomar decisões.

    Enfim, este é apenas um rascunho dos mais humildes. Alguns dos livros que comentamos aqui neste blog tratam um pouco do trabalho de editor. Quando estiver em alguma livraria, aproveita para olhar alguns deles.

    Atenciosamente,

  5. Gostei bastante do Blog!
    me trouxe muitas informações das quais eu precisava.
    Vou prestar vestibular esse ano e pretendo concorrer ao curso,me desperta um grande interesse.

  6. Estou tentando puxar alguma matéria de PE pelo Siga…só que coloco “Habilitação Produção Editorial” e não aparece nada! Qual seria o nome que ele encontra na busca, alguém sabe dizer?
    Obrigada!

  7. Olá,
    achei o blog muito interessante! Pretendo fazer o vestibular para Produção Editorial este ano e gostaria de saber mais sobre o curso, como é o dia-a-dia da profissão, como é a faculdade UFRJ, pois sou de São Paulo. Se alguém puder fornecer algumas dessas informações, ficarei muito grata.
    Obrigada desde já!

  8. Olá,
    achei o blog muito interessante! Pretendo fazer o vestibular para Produção Editorial este ano e gostaria de saber mais sobre o curso, como é o dia-a-dia da profissão, como é a faculdade UFRJ, pois sou de São Paulo. Se alguém puder fornecer algumas dessas informações, ficarei muito grata. Meu e-mail é sa_luana@yahoo.com.br.

    Obrigada desde já!

  9. Olá,
    achei o blog bem exclarecedor. Tenho 17 anos e estou em ano de vestibular. Sempre quis fazer medicina, mas quando comecei a ler sobre prdução editorial comecei a perceber que tem muito mas haver comigo. Porém ainda ainda tenho algumas dúvidas:
    => Como é o curso?
    => Qual habilidade específica um produtor editorial deve ter?
    => Quais são as melhores empresas para se trabalhar?
    Se possível me respondam. Desde já muito obrigado

  10. Olá.
    Eu gostaria de fazer o curso, mas não entendi como se ingressa… Preciso fazer vestibular para Comunicação Social? Não tem a opção de curso “produção editorial” na listagem da UFRJ…

    Pode me responder por e-mail?

    Att

  11. Sou formado em jornalismo e trabalho atualmente numa editora como revisor. Fiz pós-graduação em Jornalismo Cultural pela Estácio. Passei a me interessar pela área de Produção Editorial, mas não encontro nenhuma estabelecimento de ensino que ofereça esse curso. Gostaria de uma ajuda nesse sentindo. Obrigado

  12. Gostaria de saber mais sobre comunicação social, me indentifiquei na area de produção editorial, gosto muito de lê e tenho muito facilidade de me expressar quando escrevo, gosrtaria de saber se isso ajuda nessa profissão?

    Att

  13. Olá, vocês poderiam atualizar o link para a grade horária? O geocities já não existe mais e eu gostaria de ver a grade. Obrigada 🙂

  14. oi…
    Se puder me ajudar, estou procurando aqui na net um curso de Editoração, mas apenas encontro em universidades. Preciso de um que seja nivel técnico. Sou formada em letras e pretendo ingressar no mercado de trabalho. Penso em me candidatar a vaga em editora e seria bom uma atualização. Sou do Rio. Obrigada

  15. Tem como fazer o curso online? Qual o valor e demais informações como tempo de duração, vestibular, etc.?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: