Ementas das disciplinas

Disciplinas obrigatórias

REDAÇÃO TÉCNICA I (60 h)
Exercício das funções referencial, persuasiva, expressiva e estética em apresentações, releases, Quarta-capa, orelhas, resenhas e redação oficial. Normas de redação. Texto e imagem. Leitura crítica, preparação e tratamento de textos. Crítica dos processos técnicos.
Pré-requisito de Redação Técnica II
Bibliografia:
ALI, S., KURY, A. Gramática elementar da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos.
BLIKSTEIN, I. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática.
CITELLI, A. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática.
CUNHA, C. Gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Padrão, 1983.

ARMAZENAMENTO E RECUPERAÇÃO DE DADOS EM EDIÇÃO (60 h)
Modelagem, coleta, estrutura, seleção, organização, armazenamento e recuperação de dados. Análise de sistemas. Sistemas mnemotécnicos. Bancos de dados: projeto e pesquisa. Informação, conhecimento, arquivo e identidade.
Pré-requisito de Documentação Digital
Bibliografia:
RAMAKRISHNAN, R. Database Management System, Nova York: Mc-Graw Hill, 1997.

EDITORAÇÃO (60 h)
O original, definição e aspectos formais. Estrutura do original: pré-textuais, textuais e pós-textuais. Sinais gráficos para revisão de textos e provas. Copidesque, preparação e revisão de originais. O trabalho do editor de texto. Normalização ABNT. Revisão final.
Pré-requisito de Edição de Livros
Bibliografia:
CAMPOS. G. O que é tradução. São Paulo: Brasiliense, 1987.
HALLEWELL, L. O livro no Brasil. São Paulo: Queiróz, EDUSP, 1985.
MAGALHÃES, A. Editoração hoje. Rio de Janeiro: FGV, 1981.

PROCESSOS GRÁFICOS (60 h)
Processos industriais em diferentes formatos. Tipos de impressoras. Tipos de impressão. Equipamentos e filmes. Papéis e tintas. Fotolito. Fotolito digital. Tipos de provas. Escalas de cores. Relação custo/benefício da impressão em gráfica ou bureau. Novas tecnologias.
Pré-requisito de Edição de Livros
Bibliografia:
ARAÚJO, E. A construção do livro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

REDAÇÃO TÉCNICA II (60 h)
Exercício das funções referencial, persuasiva, expressiva e estética em editoriais, artigos de opinião, press releases, anúncios, textos de divulgação científica, espetáculos e eventos. Retórica, persuasão e argumentação. Texto e imagem. Leitura crítica, preparação e tratamento de textos.
Pré-requisito de Redação Técnica III
Bibliografia:
CHARTIER, R, CAVALLO, G. (org.) História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática.
GARCIA, L. Manual de redação e estilo. São Paulo: Globo, 1993.
MANDRYK, D. et alii. Língua portuguesa; prática de redação para estudantes universitários. Petropólis: Vozes, 1988.
MANGUEL, A. Uma história da leitura. São Paulo: Cia das Letras, 1997.

EDIÇÃO DE LIVROS (60 h)
Estrutura e funcionamento de uma editora. Etapas de produção do livro: captação do original, projeto, editoração, impressão, etapas pré-industriais. Tradução, copidesque, preparação do original, revisão. Divulgação e comercialização.
Bibliografia:
ARAÚJO, E. A construção do livro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
ARROJO, R. Oficina de tradução. São Paulo: Ática, 1986.
PAIXÃO, F. Momentos do livro no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

CÁLCULO DE CUSTOS E MATÉRIAS-PRIMAS (60 h)
Organização das empresas de comunicação. Custos editoriais. Administração de recursos. Análise de custos. Preparação de orçamentos. Matérias-primas e insumos. Tipos de impressão, custo industrial, lucro e margem de distribuição, cálculo de preço. Políticas governamentais para matérias-primas.
Bibliografia:
DUTRA, René Gomes. Custos – uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 1995.
LEWIS, Colby. Manual do produtor de TV. São Paulo: Cultrix, 1971.
SANTANNA, Armando. Propaganda, teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 1998.
SANTOS, Reinaldo. Vade-mécum da comunicação. Rio de Janeiro: Destaque, 1998.

MARKETING PARA PRODUÇÃO EDITORIAL (60 h)
Noções de pesquisas de marketing e de audiência. Comportamento do leitor. Análise da concorrência. Segmentação. Posicionamento. Composto de marketing e distribuição dos produtos editoriais. Comercialização. Princípios de marketing cultural.
Bibliografia:
COBRA, Marcos. Marketing: conceitos, estratégias e funções. São Paulo: Atlas, 1990.
KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.
KOTLER, Philip, ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1998.
LIMA, R. C. M. Marketing de produtos de informação. Ciência da Informação. Brasília, v. 23, n. 3, p. 373-376, 1994.
________. Sistemas de informação e marketing. In: Marketing em unidades de informação: estudos brasileiros. Brasília: IBICT, 1993. p. 305-314.

REDAÇÃO TÉCNICA III (60 h)
Pré-requisito de Redação Técnica IV
Exercício das funções referencial, persuasiva, expressiva e estética em textos críticos, colunas de crítica de cinema, teatro, literatura e música, resenhas. Avaliar e referir-se. Estruturação, características estilísticas e normas. Leitura crítica e preparação de textos.
Bibliografia:
CHALUB, S. A metalinguagem. São Paulo: Ática.
COMBRA, O. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática.
LIMA, S. R. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

EXPRESSÃO EM LINGUAGENS DIGITAIS (60 h)
Hardware multimídia; processo de produção digital; restrições do processo digital para cada mídia; hipermídia e hipertextos. Documento digital. Retórica, texto, som, imagem. Leitura crítica, preparação e tratamento de textos em mídias digitais.
Pré-requisito de Publicação na WEB
Bibliografia:
BORDENAVE, J. D. Além dos meios e mensagens. Petrópolis: Vozes, 2001.
DÓRIA, F, DÓRIA, P. Comunicação, dos fundamentos à Internet. Rio de Janeiro: Revan, 1999.

LAYOUT EDITORIAL (60 h)
História da expressão gráfica. Técnica de preparação do layout. Arte final tradicional e digital. Cores, diagramação, estética e estilos, a tipologia, cálculo de texto e legibilidade, papel e seu aproveitamento. Apresentação dos produtos editoriais: relatórios, manuais etc.
Bibliografia:
MARTINS, W. A palavra escrita. São Paulo: Ática.
MAGALHÃES, A. Editoração hoje. Rio de Janeiro: FGV, 1981.
SILVA, Rafael Souza. Diagramação, planejamento gráfico-visual. São Paulo: Summus, 1985.

FOTOGRAFIA EM PRODUÇÃO EDITORIAL (60 h)
O que é linguagem fotográfica e seus elementos. A fotografia em preto-e-branco e em cores. Edição de imagens fotográficas. Preparação de portfólio. Fotografia para produção editorial. Ensaio fotográfico, análise de imagem, iluminação e fotografia digital.
Bibliografia:
COSTA, Helouise & RODRIGUES, Renato. A fotografia moderna no Brasil. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1995.
MONCLAR, Jorge. O Diretor de Fotografia. Rio de Janeiro: Solutions Comunicações, 1999.

DIREITO AUTORAL EM PRODUÇÃO EDITORIAL (30 h)
O direito autoral e as normas legais, brasileiras e internacionais, que regulam as atividades e os direitos de criadores, autores, produtores e similares, de obras artísticas, literárias e científicas. As atividades de produção editorial sob o prisma da legalidade.
Bibliografia:
ERBOLATO, Mário. Deontologia da Comunicação Social. Petrópolis. Vozes, 1982.
MANSO, Eduardo J. Vieira. O que é Direito Autoral. São Paulo: Brasiliense.
ASCENSÃO, José de Oliveira. Direito Autoral. Rio de Janeiro: Forense, 1980.
BRASIL, Constituição da República Federativa do, 1988; Legislação Civil e Penal brasileira, Lei 9.601/98; Lei de Marcas e patentes; Publicações da CNDA (Confederação Nacional de Direito Autoral).

Disciplinas complementares

REDAÇÃO TÉCNICA IV (60 h)
Funções referencial, persuasiva, expressiva e estética nos diversos gêneros literários – narrativa, poesia, drama; características estéticas. Estruturação, características estilísticas e normas. O bestseller. Literatura infantil e juvenil. Texto e imagem. Leitura crítica, preparação e tratamento de textos.
Bibliografia:
FERRARA, L. Leitura sem palavras. São Paulo: Ática.
FRAISSE, E. et alii. Representações e imagens da leitura. São Paulo: Ática.
OLIVEIRA, E. B. R. Aulas de redação. São Paulo: Atual, 1981.
OTHON, G. Comunicação em prosa moderna; aprenda a escrever aprendendo a pensar. Rio de Janeiro: FGV, 1992.

DOCUMENTAÇÃO DIGITAL (60 h)
Noções de documento. Registros e arquivos digitais, tesauros, classificação, sistemas mnemotécnicos. Legitimação, referência, registro. Normas, padronização, homogeneização dos registros e das referências, organizações e processos normalizadores.
Bibliografia:

EDIÇÃO DE VÍDEOS (60 h)
Estrutura e funcionamento de uma produtora. Planejamento e organização de uma gravação. Pré-produção: pesquisa e roteiro. Produção: gravação em externas e em estúdio. Pós-produção: edição, sonorização e finalização. Breves noções de divulgação e comercialização.
Pré-requisito de Processamento de Som e Imagem
Bibliografia:
BERNADET, Jean-Claude. O que é cinema? São Paulo: Ed. Brasiliense/Nova Cultural, 1985.
BORDENAVE, J. D., CARVALHO, H. M. Comunicação e planejamento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
CHION, Michel. Audio-Vision ; Sound on Screen, New York: Columbia University. 1994.

PROCESSAMENTO DE SOM E IMAGEM (60 h)
Processo industrial. Suportes. Equipamentos. A gravadora, o produtor e o editor musical. A gravação de áudio e vídeo: da pré-produção à pós-produção. Produção em multimídia. Pesquisa e segmentação das fontes. Digitalização, organização e composição.
Bibliografia:
DOLAN, R. E. Music in modern media. New York: G. Schimer, 1967.
RUNSTEIN, R. E. Modern recording techniques. New York: Howard&Sons, 1974.
GRIFFITHS, P. A música moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

PUBLICAÇÃO NA WEB (60 h)
Cliente-servidor; protocolos da Web; hipertexto e hipermídia; mapas de sites: navegação e orientação: aspectos técnicos e estilísticos da produção de sites; Web-design; HTML e DHTML, folhas de estilo, JavaScript; noções básicas de páginas ativas no servidor (ASP).
Bibliografia:
OLIVIERO, Carlos A.J. Faça um Site HTML Orientado por Projeto. São Paulo: Érica, 2000.
OLIVIERO, Carlos A.J. Faça um Site ASP Orientado por Projeto. São Paulo: Érica, 2000.
SILVA, Osmar J. DHTML Dynamic HTML – Estilos e Conteúdo Dinâmico. São Paulo: Érica, 2001.

PRODUÇÃO DE LIVRO OU OUTRO IMPRESSO (60 h)
Elaboração de um livro como aplicação das teorias estudadas. Projeto gráfico; diagramação e arte-final, conforme projeto gráfico; cálculo de custo; projeto editorial, como editor, redator, preparador de originais e revisor de provas; edição de iconografia, pesquisa iconográfica e textual.
Bibliografia:
HALLEWELL, L. O livro no Brasil. São Paulo: Queiróz, EDUSP, 1985.
MAGALHÃES, A. Editoração hoje. Rio de Janeiro: FGV, 1981.

PRODUÇÃO DE CDROM (60 h)
Elaboração de um CDROM como aplicação das teorias estudadas. pré-masterização; masterização; aspectos técnicos; utilização de pacotes multimídia. Aspectos avançados do processo de produção digital; efeitos especiais; digitalização de vídeo e efeitos especiais.
Bibliografia:
CYSNE, L. F. Áudio, engenharia e sistemas. Rio de Janeiro: Música e Tecnologia, 1998.
RUNSTEIN, R. E. Modern recording techniques. New York: Howard&Sons, 1974.

PRODUÇÃO PARA A INTERNET (60 h)
Elaboração, instalação e manutenção de uma homepage. Aspectos avançados do processo de produção digital; desenvolvimento de plugins; programas de interface cliente/servidor WWW; programação interativa na Internet.
Bibliografia:
OLIVIERO, Carlos A.J. Faça um Site HTML Orientado por Projeto. São Paulo: Érica, 2000.
OLIVIERO, Carlos A.J. Faça um Site ASP Orientado por Projeto. São Paulo: Érica, 2000.
TAUBER, K. Webmastering para dummies. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

HISTÓRIA DOS SUPORTES DA INFORMAÇÃO (60 h)
A evolução das técnicas de registro da informação. Os diversos tipos de suportes para texto, som e imagem. Aspectos sociais e econômicos da história da tecnologia da informação. Problemas da emergência de novas tecnologias.
Bibliografia:
CHARTIER, R, CAVALLO, G. (org.) História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática.
DÓRIA, F, DÓRIA, P. Comunicação, dos fundamentos à Internet. Rio de Janeiro: Revan, 1999.
MARTINS, W. A palavra escrita. São Paulo: Ática.

PROGRAMAÇÃO VISUAL (60 h)
Elementos de sinalização. Linguagens verbais e não verbais. Introdução ao design: 2D e 3D.
Bibliografia:
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.
RIBEIRO, M. Planejamento visual gráfico. Brasília: Linha, 1987.

TÉCNICAS DE IMPRESSÃO (60 h)
A história e a importância dos conhecimentos das técnicas gráficas. Original e arte-final. A relação texto-imagem. Impressão mono, bi e tricromia e a policromia. Acabamento e cortes.
Bibliografia:
ARAÚJO, E. A construção do livro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

5 Respostas

  1. Há informações a serem escavadas nesse site. Este curso é uma extensão do curso de comunicação da UFRJ? É aberto a profissionais de outras áreas? É uma pós-graduação? É pago? Qual o custo? Onde matrícular-se? Estou eu aqui repletas de dúvida (e um certo desespero!). Alguém ajuda???

  2. Morena, o curso de Produção Editorial é uma habilitação, a nível da graduação, da Escola de Comunicação da UFRJ. Acesse “curso” ou o site da ECO para obter maires informações.
    http://www.eco.ufrj.br

  3. Grata!!!

  4. É preciso já ter algum conhecimento de programas de edição de imagem para o curso? Tenho um grande interesse pela área, mas pouquíssima noção desses programas…

  5. Olá! como faço para cursar Produção Editorial? eu teria que entrar no curso de Comunicação Social da UFRJ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: